Páginas

Projeto UCA

A história do UCA no Brasil começa em 2005. Naquele ano, o Governo Federal, com o Ministério da Educação e o de Ciência e Tecnologia, trouxe para o Brasil o Projeto “Um Computador por Aluno”. O UCA é a versão brasileira do Programa OLPC (One Laptop Per Child – Um laptop por criança). Esse programa foi uma idéia desenvolvida por um grupo de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), cuja finalidade é disponibilizar o acesso dos estudantes ao mundo digital, a através do uso de um laptop educacional na sala de aula.

A principal meta do UCA é a inclusão digital (Lei nº 12.249, de 10 de junho de 2010), juntamente com a busca pela melhoria da qualidade na Educação Básica. Por isso o Projeto UCA, desde o início, tem contado com uma série de equipes em cada um dos estados onde o projeto já começou. As equipes do UCA são multidisciplinares e por isso conta com os mais variados perfis profissionais como professores, pesquisadores, formadores e técnicos das mais diversas áreas (Pedagogia, Comunicação, Produção Multimídia, Ciência da Computação, etc.).


 O Programa acontece em etapas. A primeira etapa foi o Pré-Piloto. Durante o ano de 2007 foram selecionadas cinco escolas em cinco estados como experimentos iniciais: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Piraí (RJ) e Brasília (DF). Durante essa etapa, as escolas escolhidas fizeram experimentos com os primeiros modelos de laptops utilizados pelo projeto (XO, Classmate, Mobilis). Também nessa etapa, o uso pedagógico do laptop começa a ser discutido. Atualmente, o laptop mais utilizado é o Classmate da Digibrás/CCE/Metasys.
Equipamentos em ordem de imagem: XO (OLPC), Mobilis (Encore) e Classmate (Intel).

Classmate da Digibrás/CCE/Metasys


A próxima etapa é o Projeto-Piloto. Nessa etapa aumentou o número de escolas e estados que receberam os computadores. Em janeiro de 2010, foram fornecidos cerca de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.

Cada estado com suas equipes e com a coordenação nacional tem trabalhado na implementação, formação e avaliação do PROUCA. Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet e capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Goiás também participa dessa etapa.

O Programa UCA em Goiás está em fase inicial, na qual serão beneficiadas no momento nove escolas da rede pública, sendo uma delas do meio rural, totalizando 217 professores e 3945 alunos. Os critérios de escolha destas escolas foram:
As escolas selecionadas pela secretária de educação do estado e do município e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foram:
Escola
Município
Zona
N° de Alunos
N° de Professores
Colégio Estadual Profª Vandy de Castro Carneiro
Goiânia
Urbana
25
677
Escola Municipal Jaime Câmara
Goiânia
Urbana
28
540
Colégio Estadual de Aplicação Iporá
Iporá
Urbana
22
362
Escola Municipal Profª Dolores Martins
Jussara
Urbana
25
475
Escola Estadual Profª Ivania Maria Ferrassoli
Mundo Novo
Rural
13
277
Colégio Estadual Roque Romeu Ramos
Ouro Verde de Goiás
Urbana
25
540
Escola Municipal Professor Lourenço Batista
Rio Quente
Urbana
43
558
Escola Municipal Professora Celina Leite Guimarães Mattos
Santa Cruz de Goiás
Urbana
14
185
Escola Estadual Marcilon Dorneles
Trindade
Urbana
22
331

3 comentários:

  1. Verificar se os dados da tabela estão corretos (parece q professor e alunos estao invertidos)

    ResponderExcluir
  2. Vc tem razão. Está notável!

    ResponderExcluir