A história do UCA no Brasil começa em 2005. Naquele ano, o Governo Federal, com o Ministério da Educação e o de Ciência e Tecnologia, trouxe para o Brasil o Projeto “Um Computador por Aluno”. O UCA é a versão brasileira do Programa OLPC (One Laptop Per Child – Um laptop por criança). Esse programa foi uma idéia desenvolvida por um grupo de pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), cuja finalidade é disponibilizar o acesso dos estudantes ao mundo digital, a através do uso de um laptop educacional na sala de aula.
A principal meta do UCA é a inclusão digital (Lei nº 12.249, de 10 de junho de 2010), juntamente com a busca pela melhoria da qualidade na Educação Básica. Por isso o Projeto UCA, desde o início, tem contado com uma série de equipes em cada um dos estados onde o projeto já começou. As equipes do UCA são multidisciplinares e por isso conta com os mais variados perfis profissionais como professores, pesquisadores, formadores e técnicos das mais diversas áreas (Pedagogia, Comunicação, Produção Multimídia, Ciência da Computação, etc.).
O Programa acontece em etapas. A primeira etapa foi o Pré-Piloto. Durante o ano de 2007 foram selecionadas cinco escolas em cinco estados como experimentos iniciais: São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Palmas (TO), Piraí (RJ) e Brasília (DF). Durante essa etapa, as escolas escolhidas fizeram experimentos com os primeiros modelos de laptops utilizados pelo projeto (XO, Classmate, Mobilis). Também nessa etapa, o uso pedagógico do laptop começa a ser discutido. Atualmente, o laptop mais utilizado é o Classmate da Digibrás/CCE/Metasys.
Equipamentos em ordem de imagem: XO (OLPC), Mobilis (Encore) e Classmate (Intel).
Classmate da Digibrás/CCE/Metasys
A próxima etapa é o Projeto-Piloto. Nessa etapa aumentou o número de escolas e estados que receberam os computadores. Em janeiro de 2010, foram fornecidos cerca de 150.000 laptops educacionais a aproximadamente 300 escolas públicas já selecionadas nos estados e municípios.
Cada estado com suas equipes e com a coordenação nacional tem trabalhado na implementação, formação e avaliação do PROUCA. Cada escola receberá os laptops para alunos e professores, infraestrutura para acesso à internet e capacitação de gestores e professores no uso da tecnologia. Goiás também participa dessa etapa.
O Programa UCA em Goiás está em fase inicial, na qual serão beneficiadas no momento nove escolas da rede pública, sendo uma delas do meio rural, totalizando 217 professores e 3945 alunos. Os critérios de escolha destas escolas foram:
As escolas selecionadas pela secretária de educação do estado e do município e à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) foram:
Escola | Município | Zona | N° de Alunos | N° de Professores |
Colégio Estadual Profª Vandy de Castro Carneiro | Goiânia | Urbana | 25 | 677 |
Escola Municipal Jaime Câmara | Goiânia | Urbana | 28 | 540 |
Colégio Estadual de Aplicação Iporá | Iporá | Urbana | 22 | 362 |
Escola Municipal Profª Dolores Martins | Jussara | Urbana | 25 | 475 |
Escola Estadual Profª Ivania Maria Ferrassoli | Mundo Novo | Rural | 13 | 277 |
Colégio Estadual Roque Romeu Ramos | Ouro Verde de Goiás | Urbana | 25 | 540 |
Escola Municipal Professor Lourenço Batista | Rio Quente | Urbana | 43 | 558 |
Escola Municipal Professora Celina Leite Guimarães Mattos | Santa Cruz de Goiás | Urbana | 14 | 185 |
Escola Estadual Marcilon Dorneles | Trindade | Urbana | 22 | 331 |
Verificar se os dados da tabela estão corretos (parece q professor e alunos estao invertidos)
ResponderExcluirVc tem razão. Está notável!
ResponderExcluirvc tem muita razão
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